quarta-feira, 30 de maio de 2007

Sobre o Globo Esporte...

GRUPO – GLOBO.COM/ESPORTES
ROBSON LEITE – BENNY COHEN – THIAGO VENTURA – ANDRÉ MARQUES – ISABEL OLIVEIRA

1-HIPERTEXTUALIDADE
o site apresenta índice muito baixo de links para outros sites. quando nos remete aos clubes temos acesso aos sites oficiais (da série a), hospedados em outros servidores. fora isso, em algumas parcerias, é possível fazer conexão direta via-portal (ex: ford models, parceira da promoção “musa do brasileirão”). a navegalidade é quase restrita aos diversos produtos e programas hospedados no provedor.

2-INTERATIVIDADE
blogs são criados a partir de eventos esportivos (ex: a série entre santos e grêmio na libertadores mereceu destaque especial, com direito a blog com comentários, mural de recados por torcida, fórum etc). o portal ainda oferece aos internautas a participação em games, promoções, possibilidade de enviar material para construção de galerias de fotos (seção “eu fui”, enquetes e salas de bate-papo. os assinantes têm mais privilégios, mas há algum conteúdo com acesso livre para o internauta comum.

3-MULTIMIDIALIDADE/CONVERGÊNCIA
o site oferece vídeos com reportagens, podcasts, galerias de fotos tanto do portal como de internautas, serviço de rss,

4-CUSTOMIZAÇÃO DE CONTEÚDO
a função RSS pode ser utilizada para selecionar conteúdo a partir da vontade do navegante, com pouca alteração nas interfaces. o internauta pode interferir no dimensionamento de página para visualização da página.

5-MEMÓRIA
há banco de dados organizado, com textos e vídeos da própria globo. os blogs também possuem arquivos de postagens.

6-INSTANTANEIDADE
notícias on-line, atualização de fotos e textos na interface principal. blogs colaboram com opinião quase simultânea. há problemas de atualização: determinados sítios (basquete e fórmula um) custam a renovar dados e teimam em apresentar informações “vencidas”. recai sobre o portal a desconfiança de que há tratamento diferenciado para os clubes de fora do eixo rio-são paulo (detectamos que algumas notícias que circulam desde o início da tarde em mg, por exemplo, caem no “plantão” com horas de diferença)