segunda-feira, 21 de maio de 2007

Tolice ou ideologia?

Eu sei que as aulas da Márcia terminaram e que o assunto pode andar meio batido, mas ainda assim ouso comentar uma questão que estava no blog e, infelizmente, só hoje li. O seguinte: a colega Cleusa disse que é "tolice" esperarmos que os internautas um dia se cansem do trabalho de cidadãos-repórteres. Com todo o respeito, discordo. Não seria mais "tolice" esperar o contrário, ou seja, que nenhum deles irá desistir de bancar a formiguinha-jornalista? Quem vai saber?

Sem querer problematizar, podemos resumir o assunto numa equação matemática simples: em cada grupo de 10 repórteres-cidadãos, digamos que a metade desistiu (ou pode desistir) porque cansou de colaborar de graça, porque testou que o jornalismo não é a sua praia ou porque encontrou algo mais interessante pra fazer na internet, etc...etc. Motivos é que não faltam. Mas restam nesta conta outros 5 repórteres-cidadãos, e tbem movidos por uma série de motivos - entre eles, provavelmente, a descoberta de que têm vocação para o jornalismo. Estes cinco (torço eu) vão continuar, acumular experiências e um dia, quem sabe, até montar seu próprio site e obter um diploma de jornalista. Aí, então, não serão apenas cidadãos-repórteres de fato, mas cidadãos-repórteres de FATO e por DIREITO. Oxalá!

Da minha parte, além de torcer por estes bravos repórteres-cidadãos, gostaria mto de trabalhar com eles no mundo digital. Como bem sabemos, este tipo de jornalista colaborativo sempre existiu, mto antes da internet, e eu já tive o prazer de trabalhar junto dele. A troca de experiências foi fantástica. Agora, no mundo online, acho que pode render mais frutos. Só não quero estar entre aqueles que usam e abusam destes repórteres-voluntários só para não pagar salários, fechando o mercado para jornalistas profissionais, que tbem são repórteres-cidadãos, uai, e mtos estão desempregados.

Utopia? Ideologia? Dane-se, eu quero mais é uma pra viver ...





















.

Um comentário:

Thiago Ventura disse...

Ideologiaaaaa... eu quero uma pra viver!