O interesse público é a história dos anônimos que vão discutindo as relações políticas, sociais e culturais das regiões onde vivem, a partir da música . Quando entramos no site, reconhecemos em cada um dos personagens alguém que já vimos.Não por serem figuras pitorescas, mas pela humanidade e carga histórica que carregam. Isso é de interesse público. Vamos do Nepal à Minas Gerais e descobrimos quais as dificuldades sócio-econômicas de cada povo inserido naquela realidade. Ou seja, o site se propõe a divulgar a música que vem da rua, mas vai um pouco além disso: divulga a história, o pensamento,a luta de cada uma dessas pessoas.Não estamos apenas rodando o dial e sintonizando na música predileta. Escolhemos uma região ou um artista no menu previamente selecionado pelos mediadores do site e levamos também a história de cada um deles. São sujeitos que ganham espaço não apenas porque são curiosos -como Black Donkey que inventou o inglês paraibano- mas também porque contam a história de vida e,a partir da história de vida deles , percebemos onde estão inseridos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Fatinha, isso me faz pensar sobre os BBB's da vida. Anônimos que ganham destaque, mas sem apresentar narrativas para o público. São leituras desconexas, de personagens que surgiram de repente. Não há uma contextualização, uma história contada. Mas os caras acabam se tornando uma narrativa quando eles deixam o programa: aí a mídia explica: "A siri, aquela caipira do BBB, estava hj na Barra, onde comprou uma casa com Alemão, o paulistano que ganhou a simpatia...."
Percebemos então que os sites (ou outro veículo,) de grupos marginalizados são uma possibilidade de dar voz a essas pessoas. São pessoas que estão inseridads no meio de produção e divulgação da informação. E em maioria dos casos, há sempre uma participação empresarial nos bastidores. Seja com a participação financeira ou apoio institucional. Como é também o caso do projeto "Viva o Vale" - patrocianado e realizado pela Avon. Um dos objetivos do projeto é a geração de oportunidade de acesso e expressão de visibilidade do Vale do Jequitinhonha, por meio do veículo de comunicação criado. O site "vivaovale". Um site que da voz ao Vale...
Postar um comentário