segunda-feira, 14 de maio de 2007

O papel da Piovani, sangalo e cia!!!!




459 comentários para a frase: “O papa acaba de chegar no Brasil. Um homem de Deus. Desejo que sua chegada no Brasil venha repleta de boas energias e mensagens de esperanças. Seja bem vindo”. A mensagem foi postada por Ivete Sangalo no blog dela no dia da chegada de Bento XVI. Um número considerável de mensagens já que era um assunto religioso discutido por uma cantora de axé.
O exemplo acima é só para discutirmos a presença e interferência dos blogs de celebridades. Para que eles realmente servem? Satisfazer a curiosidade dos fãs? Dar Ibope aos portais que hospedam estas páginas? A blogosfera no Brasil ainda não tem um impacto tão grande como nos Estados Unidos ou em alguns países europeus. Lá fora, já é grande a influência do conteúdo dos blogs nos debates da esfera pública. Aqui, em territórios tupiniquins, a interferência ainda é tímida, mas dá mostras de que é um processo sem volta.
Blogosfera, entendida por Geane Alzamora, como espaço virtual de interações sociais diversificadas, fundadas na perspectiva pessoal da informação. E é para dar voz a uma opinião pessoal que surgiram os blogs, no início considerados diários virtuais. Hoje existem páginas que saíram da fase de simples diários pessoais para ferramentas de comunicação com alta capacidade de ação e respectivo retorno, como , por exemplo, blogs de jornalistas famosos, como o do Noblat e cia.
Não podemos ignorar que elementos da blogosfera ‘contaminam’ outras formas do fazer jornalístico. Como explica Geane Alzamorra, no jornalismo na internet “observam-se aspectos da lógica transmissiva dos meios de massa, como critérios de noticiabilidade e processos centralizados de mediação social. Mas, contraditoriamente, também se observam aspectos da lógica comunicacional típica da blogosfera, como processos descentralizados de mediação social, que veiculam visões pessoais dos acontecimentos em formatos majoritariamente interativos. Essa lógica híbrida de comunicação é observável, por exemplo, no jornalismo de portal. Ao mesmo tempo em que reproduzem a estrutura jornalística tradicional, os portais abrigam blogs, flogs, vlogs, chats e comunidades virtuais”.
Ou seja, não dá para desconsiderar a força que os blogs vão conquistando hoje. Mas fica a pergunta: Qual a importância para o público da vida pessoal da Luana Piovani? Tal questionamento nos remete a uma pergunta ainda mais ampla: notícias de celebridades, independentemente dos meios em que forem veiculadas, são de interesse público ou do público? A onda agora de muitos famosos é justificar a criação de um blog para saciar a curiosidade dos fãs e diminuir o interesse dos paparazzi. Estaria ela então ajudando os fãs a não gastar dinheiro com revistas? A dar notícias ‘verdadeiras” não distorcidas sobre a vida pessoal? Eu, sinceramente, ainda não tenho respostas... Aguardo ajuda de todos!!!!

2 comentários:

Benny disse...

acho que o blog, na perspectiva de análise da Nat, tem muitas funções. Destaco algumas: é uma maneira de a celebridade neutralizar ou reduzir o efeito das revistas e sites de fofocas. O blog é como um porta-voz virtual do famoso, sem a pressão de perguntas da imprensa. Outra função: marketing próprio, através da ampliaçáo do espaço de divulgação da imagem da celebridade. E de um ponto de vista muito interessante para a audiência, que gosta de "compartilhar da intimidade dos famosos". Como ali no blog eles conversam conosco como se fossem nossos amigos mais íntimos, essa sensação de proximidade é saciada. Nat pergunta: pra que serve o blog então? Ele é uma extensão da celebridade, um espaço de convivência com o lado mais pessoal dos artistas - um produto de consumo muito atraente.

nat disse...

Realmente, benny. Fiquei pensando muito sobre isso de ontem para hoje. A gente pode ampliar as análises levando em conta o que aprendemos. O Blog não deixa de ser uma narrativa, já que não apenas descreve um fato, mas contextualiza os momentos da Luana: "aqui eu estava com meu irmão, indo pra praia...".

E esta narrativa tem características multimidiáticas, já que a intimidade dela pode ser narrada em posts ou fotos legendadas.

E olha que coisa contraditória: se por um lado a Piovani quer fugir daquela 'imprensa marrom', que publica coisas sobre ela a cada semana, em uma revista diferente, por outro, atualizando o blog com frequência, ela exemplifica a idéia de periodicidade oriunda dos meios de
massa. Ou seja, foge deles, mas repete uma característica dos mesmos!