segunda-feira, 7 de maio de 2007

Kibe Louco, humor cotidiano na web

Por Grupo Blog Anônimo

Kibe Loco

Criado e mantido pelo publicitário carioca Antônio Tabet, o Kibe Loco surgiu oficialmente em agosto de 2003. Isso segundo os arquivos do blog, pois, em sua descrição o mesmo afirma ter sido fundado por estudantes de comunicação da UFRJ. No entanto, não é possível saber se é verdade, pois o humor do autor começa em sua apresentação.

O blogueiro apresenta um material diversificado. No post atual ele tenta manipular a enquete do melhor gol de um programa de esportes, mas assuntos mais sérios já passaram pela pauta do kibe como uma crítica ao presidente Lula recebendo uma guitarra do grupo RBD ou um foto-post bem humorado sobre a crise dos aeroportos e o avião do presidente.

Apesar de manter o formato tradicional do blog o Kibe Loco não tem sistema de comentários. As formas de contato são apenas o formulário de e-mail, a opção de link para um post e a ferramenta "envie para um amigo", que ajuda a disseminar o site pela internet.

Através de uma mobilização dos leitores de seu site o autor consegue interferir nos resultados de outro programa colocando em primeiro lugar um gol que estava com apenas 2% dos votos contra 60% do primeiro colocado. Após a convocação do Kibe o gol indicado venceu com 65% dos votos.

Uma grande parte do conteúdo são fotos de todo o Brasil que são enviadas para o autor e postadas com crédito.

Os sujeitos neste blog podem passar desapercebidos por se tratar de um blog de humor, no entanto sua participação em massa possibilita mudanças significativas em um resultado de enquete de um tradicional programa de esportes da TV colocando em cheque sua credibilidade, uma vez que, segundo o blog, o programa não premiou o gol mais votado por ter sofrido a ação dos leitores do kibe Loco. Tal proposta mostra a força desta mídia.

Imaginamos que a mediação, neste caso, aconteça com a seleção do conteúdo recebido pelo autor. Não temos dados sobre ó material recebido, mas podemos supor, a partir das fotos postadas de diversas partes do país. Outro tipo de "edição" que acontece é a citação de notícias publicadas em outros veículos com críticas particulares do autor. Vale ressaltar que todas são inseridas com links para a notícia oficial e grifo no texto original utilizado para diferenciar dos comentários.

Com relação aos filtros, o site tem bastante autonomia uma vez que está vinculado à Globo.com e mesmo assim pode criar um movimento de internautas para interferir em programas de uma empresa também afiliada ao Sistema Globo. Mesmo assim, para se resguardar, existe no final do site uma mensagem que diz: Este é um site de ficção e fantasia. Toda e qualquer semelhança com fatos e/ou nomes reais é mera coincidência. Tal sentença é capaz de livrar o Kibe de alguns processos.

Nenhum comentário: