
Da redação do grupo Terra - Alberto, Angela, Fabiana, Karina, Berenice, Giselle
O que é uma narrativa?
Para Walter Benjamin, a narrativa é uma prática social na qual alguém conta algo para alguém que escuta, estando, portanto, em relação direta, imediata. Esse tipo de narração é estreitamente vinculado à tradição e entra em declínio com o surgimento da imprensa e todo o desenvolvimento tecnológico subseqüente. A transmissão de informações torna-se o modo de comunicação em voga e a troca de experiências não pertence mais às práticas narrativas.
Para Bakthin interessa-lhe o que ocorre no diálogo em termos de relações dialógicas, entendidas estas como relações semânticas que se estabelecem entre dois enunciados quaisquer postos em contato. O encontro de enunciados. A lógica das relações dialógicas é a defrontação de noção de valores. Toda a nossa vida é a reação às palavras do outro, a começar pela assimilação delas e terminando na assimilação das riquezas da cultura humana(expressas em palavras ou em outros materiais semióticos). Para ele ser autor é assumir uma posição de noção de valor frente ao já multiplamente valorado, é assumir um lugar nos embates da heteroglossiadialogizada, é ser dialogicamente ativo, respondendo ao que já está dito. Não se reduzem textos por mera atualização de potencialidades lingüísticase/ou textuais.
Quais os elementos imprescindíveis numa narrativa?
Pensar o texto como “obra”, como “texto implícito” ou como objeto estético. É esta forma arquitetônica que vai governar a construção da massa verbal, do todo do artefato, inclusive a seleção do material verbal. A unidade do texto não é dada primordialmente pela sua forma externa, mas no plano da “obra”, isto é, a unidade é dada pelo amplo e complexo quadro de relações de noção de valor.
Quais as características ou peculiaridades da narrativa escolhida?
No portal de notícias do “Terra” a narrativa permite ampla relação dialógica com complementos de matérias, fale conosco, enquete e o “Você repórter”, mas falha ao não permitir opinião nas matérias. Possui uma redação própria e uma estação de TV com a produção independente em vídeo de matérias e entrevistas. A não linearidade permite abordar os temas em diversas interfaces e direções, mas elas estão separadas numa arquitetura que falha ao não reunir os itens num mesmo local. Geralmente é preciso recorrer às áreas específicas para a complementação da informação.
Há diferença das narrativas em ambiente digital e as narrativas em suporte não-digitais?
Principalmente a linearidade do suporte não digital em oposição a não-linearidade do ambiente digital. Também o ambiente digital permite a convergência de mídias, a interação on line e de outros vários tipos, o que não ocorre nas narrativas em suporte não-digitais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário