domingo, 13 de maio de 2007

DA APURAÇÃO À VEICULAÇÃO - Portal Terra


Da redação do grupo terra - Alberto, Angela, Giselle, Berenice, Fabiana e Karina
As redes telemáticas proporcionaram ao jornalismo um desenvolvimento progressivo influenciando nos processos produtivos de notícias, disseminação de informações, e alterando as relações dos meios de comunicação com seu público. O ambiente midiático digital transforma as características da notícia, potencializando a construção de modelos narrativos para o webjornalismo.
A hipermídia consolida e refina a noção de rede intermídia. Condensa os dispositivos semióticos oriundos de mídia de massa impressa, radiofônica e audiovisual. A proliferação de formatos variados de informação e a diversificação dos processos de mediação social caracterizam a rede hipermidiática, diferenciando-a, sob diversos aspectos, da mediação social nos meios de massa.
No jornalismo institucional essa prática já é disseminada de maneira ampla, de acordo com o perfil dos portais: No caso do portal ser possuidor de outras mídias como jornais, rádios e TV o conteúdo é mais amplo e assim a narrativa oferece maiores possibilidades de navegação.
No caso do portal Terra o hipertexto é mais fragmentado porque na maioria das vezes é necessário recorrer às outras áreas especializadas para ter acesso a vídeos e a assim por diante. As mídias no portal Terra são arquivadas e separadas em blocos, classificadas por tipo. Neste caso haveria grande possibilidade de melhorar a narrativa para o leitor. Apenas na matéria de destaque podemos identificar uma narrativa mais completa com vídeo e outros recursos.
Com a chegada do papa Bento XVI ao Brasil as possibilidades do hipertexto, foram bastante exploradas no portal, o leitor pôde ter acesso a diferentes blocos de informação através de vários links, incluindo vídeos denominados “Ao vivo”, artigos com ângulos e percepções diferenciadas sobre a visita do papa, além de notícias correlatas ao tema, tais como a cobertura da votação do projeto que cria o Dia Nacional do Frei Galvão, no Congresso.
A navegação pelo hipertexto também pode ser considerada como uma situação interativa. A notícia on-line possui a capacidade de fazer com que o leitor/usuário sinta-se parte do processo jornalístico em diversos níveis de interação – e-mail, chats, opinião dos leitores, fale conosco etc.
Além da navegação pelo hipertexto, o Terra possui links voltados especificamente à participação/colaboração do usuário. O link do “VC Repórter”, o mais interativo deles, é disponibilizado em praticamente todas as matérias, convocando o internauta a emitir sua opinião e enviar fotos e vídeos sobre o tema escolhido.
Como a maioria da mídia institucionalizada, o portal Terra concentra em um mesmo ambiente diversos formatos de informações. Texto, áudio, vídeo, fotografias, animações, simulações fazem parte da sua narrativa, constituindo uma estrutura plural. Cada canal participa da unicidade do ambiente, sem necessáriamente ser um mero acompanhamento ou uma ilustração, já que propicia diferentes leituras.
Também esses formatos estão separados em áreas diferentes de menu, o que promove a fragmentação da narrativa quando, na maioria das vezes, para se encontrar um vídeo, temos de sair do texto para uma busca.
A informação personalizada, individualizada ou customizada, pode ser oferecida para o usuário de várias formas: Configurando páginas de acordo com seus interesses, recebendo notícias por e-mail etc.
O Terra disponibiliza o recebimento de notícias por e-mail, no celular, no seu site e no computador, mas não permite a configuração da páginas.
A memória no webjornalismo é ao mesmo tempo múltipla, instantânea e cumulativa, mas esta memória continua oferecendo ao usuário um conjunto de itens isolados, como resultado de buscas pré-estabelecidas por palavras-chave ou por datas. Assim acontece no portal Terra.
A agilidade na atuação de conteúdos possibilitou o surgimento de uma categoria de informação na Web, as Breaking News, ou Últimas notícias.
No portal “Terra” o “Últimas notícias” são produzidas na Redação Terra, mas também vêm de outras fontes como a BBC. A atualização é muito ágil, sendo postadas várias notícias no mesmo minuto. Nota-se aqui um forte interesse do desenvolvimento dessa ferramenta pelo Terra, no sentido de concorrência com os outros portais.

Nenhum comentário: