
Da redação do grupo terra - Alberto, Angela, Giselle, Berenice, Fabiana e Karina
Conforme Primo, “se antes participação rimava com discussão, hoje participar rima com apontar-clicar. Nesse cenário, quanto mais clicável é um site, mais interativo ele será considerado”. Levando em conta esse aspecto, o portal “ Terra” seria um ambiente bastante interativo, mesmo que todos os links e botões já estejam determinados na programação/previsão.
Ainda conforme Alex Primo, “quanto à questão da multi-sequencialidade, a interface potencial traz programados caminhos possíveis e não permite modificações dos visitantes em sua estrutura...”, assim, os sujeitos em comunicação são caracterizados no portal “Terra” como usuários. O portal não dá a eles a possibilidade de interação opinativa com o hipertexto.
A interatividade na a seção de notícias é basicamente restrita à área “Você Repórter”, aonde o usuário pode postar textos posteriormente a um cadastro exigido para a participação. Nesse espaço “o conteúdo deverá ter foco em tragédias, tais como: fotos, textos e/ou vídeos de catástrofes, acidentes coletivos, como enchente, descarrilamento de trens, acidentes de ônibus, dentre outros” como descrito no cadastro exigido. Esse filtro está sempre presente no tema e na aprovação da redação do portal.
Nesse contexto a medição restringe a narrativa e limita a interação do internauta que se torna usuário.
Outras informações no post do grupo “Terra” abaixo
Nenhum comentário:
Postar um comentário