segunda-feira, 7 de maio de 2007

Soldier of Africa, um blog de guerra


Por Blog Anônimo

Soldier of Africa trata-se do diário de um soldado sul-africano, em missão da ONU no Sudão.

Como principais características do blog, pode-se citar o grande número de fotos e textos reduzidos. O autor, Werner Klokow, leva junto do fuzil, uma câmera digital e registra cenas das mais variadas situações, desde movimentos de tropa, às paisagens e população.

“O Sudão é hoje o maior país da África, e está em guerra civil há 46 anos. O conflito entre o governo muçulmano e guerrilheiros não-muçulmanos, baseados no sul do território, revela as realidades culturais opostas da Nação. A guerra e prolongados períodos de seca já deixaram mais de 2 milhões de mortos.”

Neste aspecto, o blog tem uma grande peculiaridade: a de mostar in loco situações do dia-a-dia que normalmente não são objeto do olhar da imprensa, logo de grande parte da população. É possivel ver o cotidiano dos soldados, flagrantes do conflito além, é claro, de conhecer da própria vida privada de Werner, como datas e eventos familiares, por exemplo. O autor revela no último post (datado de 11 de abril), que prentende lançar o material do Blog num livro e vários internautas respondem com comentários, dando sugestões e dicas de editoras.

O sujeitos presentes na narrativa do Soldier of Africa são interagentes na medida em que desejam atuar como tal. Isso porque o produto construído permite a interação entre o autor e os seus leitores, já que o blog não possui filtros.

Os “webleitores” são convidados a participar da narrativa, uma vez que o autor pretende lançar suas “memórias de guerra”, no formato livro. Talvez, a própria decisão de criar e manter o blog seja uma forma de divulgar a futura publicação.

O grande enunciador do “Soldier of Africa”, fica evidente, é Werner Klokow. Ele é a testemunha in loco dos acontecimentos narrados sob sua perspectiva, com suas escolhas de foco. A leitura de primeiro plano é de Klokow e é sob seu olhar que estes fatos são vistos e compreendidos. Todavia, existe a presença de outras vozes do discurso, decorrentes da interação entre o autor e seus companheiros de vida militar que também colaboram com a construção narrativa.

A mediação no blog se dá através de vários elementos que podem influenciar as narrativas nele contidas. O ambiente da guerra de quase cinco décadas envolvendo aspectos étnicos e religiosos. O fenômeno da seca, que ajuda a criar um ambiente ainda mais hostil além do advento da aids, que outro fator de agravamento da qualidade de vida das pessoas do Sudão. Tudo isto é sobre o olhar de alguém que veio de fora e que reporta esta realidade de uma posição bastante particular.

Nenhum comentário: